Olá Pessoal!!
Mais uma vez coloco aqui um material interessante sobre canto e técnica vocal. Se nos dois primeiros posts que coloquei exemplifiquei sobre cobertura e colocação da voz através do canto lírico. Neste estaremos indo para o outro oposto, o heavy metal!! Para mim um dos estilos musicais que mais requer técnica e precisão na execução da voz.
Apesar de, para muitos, tudo parecer um monte de gritos (e até, as vezes, deve se parecer assim) na verdade é tudo fruto de uma excelente técnica vocal aplicada, mas sem nenhuma agressão para a voz. Fazendo uma analogia é como se a voz fosse uma boa atriz. Representa um baita de um drama e sai do set feliz da vida!!
No vídeo abaixo temos um bom exemplo da diferença entre dois distintos recursos vocais: o falsete e a voz de cabeça. O cantor abaixo é muito conhecido e venerado na cena do rock pesado, o mundialmente famoso André Matos que teve passagens pelas bandas Angra e Shaman. Ele explica e exemplifica essas duas funções da voz. Vale a pena conferir e aprender!