Olá Pessoal!
Sempre gosto de compartilhar informações importantes e esclarecedoras sobre técnica vocal. Materiais que vão ajudar a entender essa estrutura capaz de realizar tantos trabalhos fantásticos.
Esse post não será diferente! Recentemente um amigo da época da faculdade o maestro e pianista Celso Franzen mostrou-me um vídeo muito interessante. O vídeo mostra uma imagem de um barítono cantando uma aria da ópera Tannhauser de Richard Wagner intitulada “O du mein holder abendstern” Até aqui nada de anormal, certo? O que realmente é interessante é que foi cantada dentro do que, acredito eu, seja uma máquina de raio x que pode captar imagens em vídeo. Podemos ver o que acontece dentro da cabeça e pescoço do cantor!
A dois posts atrás compartilhei um vídeo de uma câmera que filmava as cordas vocais de Steven Tyler durante a sua performance. Comentei que sempre quis saber o que se passava dentro de quem cantava. O vídeo abaixo adiciona ainda mais conhecimento ao primeiro. Pode se notar as funções de vários músculos como a língua, lábios, palato mole e a ação da corda vocal. É uma verdadeira ginástica e tudo um absoluto sincronismo. Confiram!!!