Olá Pessoal!
Este é o último dos 4 posts referente ao estudo dos Drives na Voz! Para quem quiser conferir, os posts anteriores foram:
Drive na Voz 1- O que é Drive na Voz?
Drive na Voz 2 – As origens do Drive.
Drive na Voz 3 – O Drive estraga a Voz?
Este post será abordará os diferentes tipos de Drives!
Todos nós sabemos que a música está em constante mutação. Existem muitos novos estilos que se desenvolveram a partir de outros mais antigos. Com a diversidade de estilos desenvolveram-se muitas formas cantar e para melhor adequar-se a esses novos sons novos efeitos vocais foram criados. Com o recurso do Drive não foi diferente. Em vários estilos utiliza-se o Drive apenas como um leve acabamento, como um “rasgadinho de leve” outros, mais intensos, como a forma primária de cantar como em muitas bandas de Death Metal, por exemplo.
No vídeo abaixo o professor de canto e pesquisador vocal Ariel Coelho é entrevistado pelo também professor de canto Márcio Marxx. Juntos eles mostrarão diferentes músicas de vários cantores e os tipos de Drives que são usadas nessas composições.
Incrível mesmo é a primorosa técnica vocal do professor Ariel Coelho ao demostrar cada tipo de Drive. Tanto em alcance de registro como em timbres, sua performance é realmente excelente!
Confira esse vídeo!!
Confira também os dois excelentes vídeos abaixo!!
O primeiro é da renomada professora de canto do Nova York Melissa Cross especializada em Técnica Vocal voltada ao Heavy Metal ensinando uma de suas alunas, a também renomada vocalista da banda Arc Enemy, Angela Gossow. Esse vídeo mostra a vocalista desenvolvendo seu Drive e a técnica usada por ela.
PS: Incrível a voz dessa mulher!_!
Neste outro vídeo mostra a famosa professora de canto e técnica vocal Catherine Sadolin em uma Masterclass realizada na Suécia em 2007. O vídeo é bem interessante! Nele, Catherine trabalha com uma aluna a aperfeiçoar sua técnica no Drive. O processo é bem interessante com uma metodologia bastante intrigante para se conseguir texturas diferentes. O resultado final é realmente impressionante, vale a pena conferir!!
Até o próximo post!!!!
Bons estudos!
Vinicius Kirchhof