
Olá Pessoal!
Chega o inverno, mudança de temperatura, poluição, efeito estufa e o cansaço do trabalho aliado ao stress do dia a dia fazem o nosso organismo sofrer e com a falta de imunidade suficiente e a gripe chega… Começa, geralmente, com uma dorzinha na garganta, dor no corpo e então coriza, muco, muco, mais muco, muito mais muco… e a voz vai embora! Rouco, ou somente acontece uma “leve” mudança do seu tom da sua voz que fez você se tornar um baixo profundo capaz até de poder dublar o Darth Vader! O mais triste é que você fica incapaz cantar uma oitava sequer! O que fazer? Está travada a batalha!! Voz X Gripe.
Compartilho, aqui vídeos e dicas (muitas caseiras) para fazer nesses dias e melhorar a sua condição vocal e ajudar você a se recuperar mais rapidamente!
Importante!!
Desde já enfatizo que essas são dicas gerais. Não sou médico e nem tenho a pretensão de sê-lo. A voz é o resultado da combinação de vários músculos e órgãos que são usados como instrumento musical. Cabe ao cantor/cantora, conhecer seu instrumento e achar respostas eficazes para seu caso. Jamais tomem medicamentos antes de consultar um médico especializado.
Uma coisa é a rouquidão causada por processo inflamatório (gripes e resfriados) outra é a rouquidão persistente que pode ser causada por fatores mais graves. Confira o 2º vídeo abaixo.
Dicas:
- Tanto na gripe quanto no resfriado o sistema imunológico do corpo trabalha com o intuito de eliminar o vírus e proteger seu sistema vital. A rouquidão aparece pelo excesso de muco ou uma saliva espessa localizada na garganta e nariz com o objetivo de filtrar as impurezas do ar ou o vírus evitando que entrem no pulmão. O resultado é uma camada de muco nas pregas vocais, garganta e cavidades de ressonância fazendo com que a vibração produzida pelas pregas vocais seja dificultada. O resultado é um cansaço pelo esforço dos músculos da laringe. A dica é beber muito líquido que fará esse muco de dissolver com mais facilidade. Quanto mais água, menos muco.
- Em caso de dor de garganta fazer o famoso “gargarejo” com soro fisiológico ajudará a limpar a garganta e eliminará as placas. O mesmo soro pode ser usado para limpar o nariz o que ajudará na desobstrução das vias respiratórias. Desde já não indico nenhum tipo de medicamento vaso dilatador. Eles são perigosos e viciantes. Cuidado!!
- Poupe sua voz. Evite falar muito. Evite lugares ruidosos que você precise aumentar a intensidade da voz. Tão pouco sussurre, isso também não faz bem a voz. Faça a seguinte comparação: se fosse sua perna que estivesse doendo, você não iria fazer uma corrida, certo? Então, silêncio!
- Caro cantor ou cantora, ás vezes teremos a “sorte” de ficarmos gripados, resfriados ou alérgicos na semana de uma apresentação. É uma tristeza! Temos então que avaliar as possibilidades: a voz foi afetada? Quão íntegra ela está? Isso vai depender de uma avaliação pessoal e também profissional honesta. Se a voz estiver rouca mesmo, pense realmente na possibilidade de cancelar a apresentação. Além de você forçar sua voz a qualidade de sua performance estará comprometida caso cante. Pense nisso: Um violão com a corda arrebentada é facilmente consertado, mas infelizmente não temos cordas vocais sobressalentes vendidas nas lojas especializadas… temos que ter disciplina e paciência.
Lembrem-se nosso instrumento está sempre conosco. Não o guardamos em um case após o uso, então tratemos bem dele!
Espero ter ajudado!
Outros vídeos com mais informações.