Técnicas Vocais, Metodologias e Estilos

masque-venise-418b

Olá Pessoal!

Eis aqui mais informações que julgo muito importantes para todos que querem desenvolver a habilidade de cantar e conhecer melhor a sua voz.

Depois do sucesso de vários programas de televisão estilo “Got Talent”  onde muitos cantores (muitos realmente talentosos) cantam um repertório variado em várias fazes da competição, sempre surge a pergunta na mente de muitos cantores e cantoras e também curioso: existe uma técnica vocal “milagrosa” que permitiria o cantor habilitar-se a cantar vários estilos e técnicas diferentes?

Desenvolver apenas uma técnica vocal para cantar repertórios tão distintos como ópera, rock e pop ou musical é tão fácil quanto fazer quatro cursos superiores ao mesmo tempo!

O que quero explanar aqui, e devo calçar minha explicação nos vídeos que compartilhei abaixo, é que cada estilo exige uma técnica vocal específica que trazem os efeitos, timbres e nuances específicos de cada repertório. Resumindo, não existe UMA técnica milagrosa, existe várias técnicas distintas para cada estilo, que podem ser aprendidas e desenvolvidas separadamente.

A notícia boa é que os fundamentos da voz (saúde vocal, respiração apropriada, conhecimento e controle dos músculos da laringe, dicção, ressonância e relaxamento) são comuns para todas as técnicas, então não desanimem!!!

Finalmente respondendo a famosa pergunta: devo começar a estudar canto lírico para ter uma técnica melhor no pop ou rock? A resposta que induz uma reflexão seria mais ou menos assim: andar de moto faz você estacionar melhor o seu carro em uma vaga apertada? Provavelmente você perderá um tempo precioso em uma técnica que não trará o recurso necessário para vocêCada estilo tem sua técnica.

Compartilho dois videos:

O primeiro é a explicação do Prof e Historiador Vocal Ariel Coelho (a quem muito respeito e aprendo muito) a respeito das técnicas vocais milagrosas. Ele é entrevistado pelo também Prof. de canto Marcio Markkx.

 

O Segundo parece ser a melhor junção entre dois mundos distintos. A cantora Cristina Ramos em uma performance excelente no Got Talent Spain 2016 unindo duas técnicas vocais (muito) diferentes. A Ária “Les Oiseaux dans la Charmille” da Ópera Les Contes de Hoffman do compositor Jacques Offenbach e  a famosa Highway to Hell da banda AC/CD. Bem, ela realmente conseguiu (e como conseguiu!!!)

É só estudar pessoal! Cada técnica no seu lugar!

 

Até o próximo post!!

Bom Estudo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s