
Olá Pessoal!
Eis aqui mais informações que julgo muito importantes para todos que querem desenvolver a habilidade de cantar e conhecer melhor a sua voz.
Depois do sucesso de vários programas de televisão estilo “Got Talent” onde muitos cantores cantam um repertório variado em várias fazes da competição, sempre surge a pergunta na mente de muitos cantores e cantoras e também curioso: existe uma técnica vocal “milagrosa” que permitiria o cantor habilitar-se a cantar vários estilos e técnicas diferentes?
Desenvolver apenas uma técnica vocal para cantar repertórios tão distintos como ópera, rock e pop ou musical é tão fácil quanto fazer quatro cursos superiores ao mesmo tempo!
O que quero explanar aqui, e devo calçar minha explicação nos vídeos que compartilhei abaixo, é que cada estilo exige uma técnica vocal específica que trazem os efeitos, timbres e nuances específicos de cada repertório. Resumindo, não existe UMA técnica milagrosa, existe várias técnicas distintas para cada estilo, que podem ser aprendidas e desenvolvidas separadamente.
A notícia boa é que os fundamentos da voz (saúde vocal, respiração apropriada, conhecimento e controle dos músculos da laringe) são comuns para todas as técnicas, então não desanimem!!!
Finalmente respondendo a famosa pergunta: devo começar a estudar canto lírico para ter uma técnica melhor no pop ou rock? A resposta que induz uma reflexão seria mais ou menos assim: andar de moto faz você estacionar melhor o seu carro em uma vaga apertada? Provavelmente você perderá um tempo precioso em uma técnica que não trará o recurso necessário para você. Cada estilo tem sua técnica.
Compartilho dois vídeos a respeito:
A cantora Cristina Ramos em uma performance excelente no Got Talent Spain 2016 unindo duas técnicas vocais (muito) diferentes. A Ária “Les Oiseaux dans la Charmille” da Ópera Les Contes de Hoffman do compositor Jacques Offenbach e a famosa Highway to Hell da banda AC/CD. Bem, ela realmente conseguiu (e como conseguiu!!!)
É só estudar pessoal! Cada técnica no seu lugar!