O que precisa para ser um grande tenor? Parte 1 – O desenvolvimento da voz.

Olá Pessoal!

 

the-met-2

 

Olhando a foto acima dá para se ter uma breve ideia de como é duro e intimidador o trabalho de uma cantor de ópera! São muitos anos de estudo, dedicação e uma busca incessante para se entender e controlar um instrumento tão íntimo e ao mesmo tempo tão poderoso, a voz!

Pensando sempre em ajudar a quem quer seguir uma carreira ou talvez apenas a entender mais a respeito da voz, começo a postar hoje uma série de breves vídeos extraídos de um documentário realizado pelo canal de televisão britânico BBC sobre a voz na ópera. A primeira série que apresentarei é sobre a voz de tenor. Serão quatro vídeos do documentário intitulado “What makes a great tenor?” (tradução livre: O que precisa para ser um grande tenor?).

Apresentado pelo tenor espanhol Rolando Villazón, mas com a participação de outros grandes cantores e cantoras líricas, o documentário vai além de apresentar lindas árias de ópera em fabulosos teatros pelo mundo. Com uma abordagem audiovisual muito precisa e rica em informações históricas e técnicas, o documentário traz uma boa noção das exigências dessa profissão e, mais especificadamente, desse tipo de voz.

Nesse primeiro vídeo, o enfoque, por sinal muito didático, mostra como a voz de tenor como a conhecemos hoje começou a ser desenvolvida. Desde questões históricas de como eram os primeiros tenores no início da ópera passando pelas muitas transformações no início do séc.19 até explicações mais detalhadas sobre técnica vocal como a cobertura e a região de passagem da voz.

Os outros 3 vídeos do documentário que postarei ao longo das semanas intitulei-os assim:

O que precisa para ser um grande tenor? Parte 2 – As subclassificações da voz.

O que precisa para ser um grande tenor? Parte 3 – As exigências na atuação.

O que precisa para ser um grande tenor? Parte 4 – O tenor e a mídia.

 

Até o próximo post!

OBS: O vídeo está em inglês com legendas em espanhol. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s