O que se precisa para ser um grande tenor? Parte 3 – As exigências na atuação.

Olá Pessoal!

 

 

Esta é a terceira parte do documentário realizado pela televisão britânica BBC “What makes a great tenor” e aborda um ponto geralmente ignorado por quem estuda ou quer estudar o canto lírico: a performance em atuar!

 

don-carlo3

Imaginem-se em um grande palco em um imenso teatro! Com um grande e incrível cenário e uma orquestra de mais ou menos 90 músicos e então para completar, todos os 3000 lugares completamente ocupados! Agora nesse palco você está sozinho com a responsabilidade de cantar uma ária extremamente difícil, mas muito conhecida, daquelas que qualquer um na rua saberia assoviar, e não somente isso, você precisa, ao longo da música interagir com alguns objetos no palco, se mover em uma direção previamente estudada com o diretor de cena e o iluminador. Então, depois de alguns instantes sozinho você vai se encontrar com um outro cantor ou cantora ou com um grupo deles e todos vão cantar você no final da sua cena em um determinado local no palco. Durante a cena você vai ter que ser dramaticamente convincente e coerente para que todos entendam o que está se passando na história. Você precisará encontrar o equilíbrio entre você e o personagem a quem está dando vida para poder, enfim, emocionar a todos que estão assistindo.

Parece difícil para você? Bem, nas produções atuais a descrição acima seria apenas o básico e cada vez menos usual. A ópera, hoje em dia, é muito próxima de um filme de ação em tempo real, com efeitos especiais e tudo mais do que aquela apresentação básica de ver o cantor parado no meio do palco e sair de cena depois. Então, meu caro, além de cantar você vai tem que saber atuar, e muito bem! Bem-vindo a profissão do tenor moderno!

Confira abaixo algumas produções recentes pelo mundo

00-walkure-gs-109 8377_015raw f5b07a3dac46cd1eaddf89c0866954d8 grand-banner inreviewhgo_walkurehdl815

Aida

sarasota-trovatore-595-rod-millington tosca02_karl_forster-690x462

 

Assista abaixo a terceira parte do documentário e confira as demandas exigidas pela ópera atual que, não somente o tenor mas, todos os cantores enfrentam nesse grande espetáculo.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s