Como se preparar para uma apresentação.

Olá Pessoal!

 

Neste último post de 2016 abordarei uma situação comum para todo músico. Não importa se for profissional ou amador essa questão exige preparação e por isso precisa ser melhor avaliada e estudada. Apresentar-se em público! Por vezes motivo de ansiedade, nervosismo e estresse e, tão logo a data do evento se aproxima, eis a pergunta que todos fazem: como posso me preparar para uma apresentação?

Mesmo em profissionais experientes, mas principalmente para os iniciantes, o medo ou apenas uma sensação de incapacidade antes da performance geralmente vem bater à porta em algum momento. Na verdade, não importa como ou quando, todos, um dia, seremos vítimas desses sentimentos que invadem nossa mente e roubam nosso sono!

Gostaria de compartilhar algumas dicas em 6 tópicos para que as semanas, dias e horas sejam melhores antes da sua apresentação e principalmente mais produtivas!

1-Medo do palco?medo-de-palco

Ao pensar em cantar em público sua mão fica suada? Sofre com calafrios, um embrulho no estomago e uma vontade de desistir, correr, fugir só de pensar em estar no palco? Calma, você faz parte de um grande grupo que pessoas que também se sentem assim! Talvez isso aconteça porque geralmente gostamos que tudo saia absolutamente certo na apresentação e com isso os medos de fracasso e vergonha em público venha visitar-nos quando, por vários motivos, não conseguimos controlar as coisas. Nesse caso, temos que agir antes, bem antes…

Dicas:

  • Se possível, visite o lugar da apresentação com antecedência e se acostume com a acústica, sonorização e com o palco. Isso vai ajudá-lo a desenvolver autoconfiança e terá mais conhecimento sobre como usar a sua técnica vocal de acordo com o ambiente.
  • Durante os ensaios com sua banda ou acompanhador cante como se fosse na apresentação executando a música sem paradas e imaginando estar na apresentação. Entenda isso como um exercício de performance. Quanto mais se acostumar a não ter pausas durante a música e se ambientar com a acústica palco melhor.

Ponto Importante!

  • Se você aceitou cantar em público você já pode se considerar vitorioso! Cantar é uma atividade difícil. Não se critique tanto. Use cada apresentação para ganhar experiência. Talvez não seja na sua primeira apresentação que se sinta absolutamente bem. Lembre-se que a música requer prática, e a performance em público também.

2- Estudo em casa

1

O músico precisa praticar. O estudo efetivo é essencial para o autoconhecimento e o controle sobre o corpo e a música. Esses três pontos (estudo, autoconhecimento e controle) são fundamentais para uma boa apresentação. Quanto mais nos conhecemos e conhecemos a música maiores as chances de sucesso!

Dicas:

  • CLIQUE AQUI e leia o post sobre como praticar o canto em casa. Tudo que eu acredito que pode ser feito está lá. Bom estudo!

 

3-Uma boa noite de sono X insônia

insonia

Ter uma boa noite de descanso é fundamental para qualquer profissão que exija habilidades específicas e atenção. Para o cantor uma noite mal dormida pode significar meses de preparação vocal ir para o ralo abaixo!

Dicas:

  • Descanse o que está habituado. A astenia (fraqueza orgânica) é tão ruim para o cantor quanto a tensão. O ideal é dormir o suficiente para que você se sinta bem no outro dia. Cada indivíduo deve se conhecer e saber o quanto é necessário para obter esse descanso.
  • A alimentação influencia (e muito) o sono. Antes de dormir, evite alimentos gordurosos ou que contenham estimulantes como chá preto e café. Alimentos muito gordurosos além de prejudicar a sua digestão podem causar o temido refluxo, causa de muitas irritações vocais.
  • Se ao dormir sua mente imagina todas as coisas impossíveis de acontecer, talvez uma atividade que desfoque um pouco a sua atenção (e a tensão) pode lhe fazer bem. Família, amigos, cinema, tudo o que contribui para dar uma pequena pausa na cabeça e acabar com a ansiedade é bem-vinda.

Ponto Importante!

  • Jamais faça uso de medicamento para dormir se não for receitado por seu médico. Fazer uso desse tipo de substância pode trazer muito risco à sua saúde!

4-Concentração

Close-up high section of a young woman touching her head with eyes closed

Deu branco? É muito comum ao chegar na frente do público e perder o foco ou não saber exatamente o que fazer quando a desconcentração acontece.

Dicas:

  • Treine em casa na frente de familiares e amigos e, se possível, filme seu ensaio. Assim saberá exatamente o que pode ser melhorado. Um ponto interessante sobre fazer gravações em vídeo é desenvolver a concentração que precisamos ter quando gravamos. A sensação de que “é pra valer agora” precisa ser visitada com mais frequência pois é a mesma atenção que precisamos ter no palco! Pratique essa concentração!!
  • Se possível memorize as letras o suficiente para se sentir seguro. Faça anotações nas partituras ou letras. Isso fará uma enorme diferença caso perca o foco momentaneamente.
  • Comece sua jornada na apresentação olhando para um ponto fixo distante. Isso ajudará a sua concentração e evitará que se distraia com movimentos, conversas e outras situações vindas da plateia.

 

5-Respeite seu corpo.

desempenho-fisico-3

As vezes teremos o árduo papel de cantar pela manhã ou de madrugada. Nesses casos precisamos ter uma preparação ainda mais específica!

Dicas:

  • Assim que souber do horário de sua apresentação, tente, quando possível, praticar naquele mesmo horário. Isso acostumará seu corpo para a performance.
  • O aquecimento vocal também precisa ser levado em conta caso tenha que cantar em um horário muito cedo ou muito tarde. Lembre-se que a voz não é como um aparelho que apenas ligamos e desligamos. Precisamos preparar a voz para aquela atividade. Ex. Caso tenha uma apresentação ás 8h, será necessário um aquecimento em etapas bem cedo do dia até que a voz esteja apta para cantar naturalmente nesse horário.

Ponto Importante!

  • Apesar de usarmos um bom tempo de preparação antes do horário, temos que aceitar que nem sempre sairá como desejamos. Não poderemos nunca comparar nossa voz as 8h com as de 20h. Portanto aqueça o necessário, mas respeite seus limites.

 

6-Repertório

encarar-medos

 

De nada adianta o estudo se as músicas estão além da nossa capacidade momentânea ou se escolhermos somente as músicas mais difíceis do nosso repertório. A escolha do repertório é 50% do sucesso e da calma pré apresentação!

Dicas:

  • Componha o repertório com músicas que está acostumado a cantar. Isso trará maior segurança e certamente calma na hora da apresentação.
  • Caso seja possível escolher o repertório, inicie com músicas fáceis e intercale o restante com músicas intermediárias e difíceis. Essa variação ajuda tanto a manter um equilíbrio nas músicas, mas também a resistência vocal. Veja o exemplo abaixo:

      Exemplo de programa contendo 10 músicas.

1- Música Fácil

2- Música Fácil

3- Música Fácil

4-Música Intermediária

5- Música Difícil

6- Música Fácil

7- Música Fácil

8- Música Intermediária

9- Música Difícil

10- Música de efeito para o público

Ponto Importante!

  • O nível de dificuldade das músicas deve ser analisado por você que vai executá-las. O que é fácil ou difícil para um cantor pode ser diferente para outro, então baseie-se na sua capacidade técnica e intuição para organizar um repertório que esteja dentro das suas possibilidades

Richard Nixon, Billy Graham and protestors at Billy Graham Day 10/15/1971 in Charlotte, NC

Espero que essas dicas possam ter ajudado você na sua futura apresentação. Lembre-se que essas são apenas algumas dicas que funcionam comigo e observei que funcionam em outros profissionais também, mas, que podem não ser tanto eficazes para você, assim você pode criar sua própria rotina de preparação para se sair ainda melhor na sua performance!

Boa sorte!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s