Problemas Vocais e Adaptações Técnicas

Olá Pessoal!

 

 

2

Com a velocidade do compartilhamento de informações dos nossos dias temos, literalmente na mão, a capacidade de assistirmos, no conforto de nossa casa apresentações musicais que acontecem, ao mesmo tempo, em qualquer parte do mundo. Podemos ter uma aproximação com nossos artistas favoritos, saber como foram suas performances e também suas novidades de trabalho.

Essa aproximação, via tecnologia, também concedeu ao público a capacidade de saber alguns detalhes antes expostos somente para quem estava “in loco” como um novo instrumento sendo usado, uma nova música, um novo elemento no cenário do palco e, no caso dos cantores, como está a técnica e saúde vocal deles.

No decorrer da vida humana podemos acompanhar a ascensão, apogeu e declínio do corpo. O processo de envelhecimento é um assunto muito comum em áreas que exigem esforço físico e performance, como nos esportes por exemplo. Nesse universo, as vezes expões situações bastante extremas quando comparadas a outras. Podemos constatar que uma pessoa com 35 anos ainda é jovem para muitas atividades mas, para um jogador de futebol, por vezes, podem o avaliar em estágio final de carreira.

Não é diferente quando nos referimos a voz. O processo de envelhecimento natural que, pode ser muito suave e até positivo para instrumentistas, para os profissionais da voz é um momento de adaptações técnicas e por vezes de mudanças de estilo vocal e musical que definirão o rumo da carreira e saúde da voz.

rs-243981-axl-rose-breaks-silence-speaks-china-1024x538

 

Se para um jogador de futebol com 35 anos já é considerado velho o que pensar de cantores com 50, 60, 70 e até mais idade que ainda estão na ativa e realizando performances ao redor do planeta. O certo é que, para muitos profissionais da voz, ter uma longeva carreira vocal e driblar alguns excessos que tiveram na juventude é necessário alterar ou tentar se adaptar tecnicamente ao agora difícil repertório. Para alguns o processo acontece naturalmente, mas, para outros, não tão facilmente. O certo é que em todos os casos é quase impossível esconder essa realidade de seu fã que, atrás da tela do computador ou celular, deseja que as performances continuem vocalmente vigorosas como foi outrora.

t0WiHOO

Gostaria de compartilhar um vídeo muito interessante. Nele  há uma profunda análise da técnica vocal  de dois grandes gigantes da voz que ao longo do tempo tiveram mudanças vocais. Axl Rose e Bon Jovi.

landscape-1491571790-jon-bon-jovi

O vídeo foi realizado pela excelente professora de canto Daniela Alvis do curso Pra Cantar onde entrevista dois grandes cantores e professores de canto Yuri Kufa e Rodrigo Ninrod. Juntos eles analisam  o que está acontecendo com as vozes desses dois mestres dos vocais.

Confira o vídeo abaixo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s