Olá Pessoal!
Você já se imaginou colocar no repertório do seu show a linda ária de ópera Nessun Dorma de Giacomo Puccini, depois Seek and Destroy do Metallica? Talvez depois Stars do musical Les Miserables e para finalizar cantar Chovendo na Roseira de Tom Jobim!?
Achou muito eclético e praticamente impossível juntar tantas técnicas vocais e ajustes em um só cantor? Bem essa habilidade vocal (e também musical) é realmente muito difícil mas, com muito estudo e conhecimento técnico vocal, pode ser ser desenvolvida. Os cantores que desenvolvem essas habilidades são chamados de Crossovers.
O que é Crossover?
Por tradução, crossover significa cruzamento ou transição. É a habilidade de transitar entre dois meios diferentes.
Podemos compreender essa nomenclatura melhor se observarmos o seu emprego em outras áreas como a automobilística, por exemplo:
Nos últimos anos o ramo automotivo desenvolveu carros com essas habilidades e os nomeou como veículos crossovers. São automóveis que podem andar tanto em estradas asfaltadas como em estradas sem asfalto, com facilidade. Eles possuem suspensões, carrocerias e motores adaptados a essas condições. Eis um (lindo) exemplo abaixo.
Crossovers Vocais?
Na técnica vocal, ser um cantor crossover significa ter a habilidade de executar repertórios distintos respeitando o s parâmetros técnicos vocais, sonoridades e musicalidade que esses estilos exigem.
Para se ter uma ideia melhor quanto a essas habilidades farei uma simples comparação entre dois estilos vocais distintos e alguns ESQUEMAS e EFEITOS VOCAIS necessários a serem dominados para que a voz soe natural dentro da música.
Importante!
O que determina se o cantor é um crossover não é a quantidade de estilos diferentes que ele pode fazer, mas a fidelidade aos esquemas e efeitos vocais que compõe os estilos.
Se você tem dúvidas sobre o que são esquemas, estilos e ajustes vocais e outras nomenclaturas que fazem parte do canto contemporâneo, falarei mais a respeito no próximo post!
Vamos conhecer alguns exemplos de Cantores Crossovers?
- Cristina Ramos.
Uma das participantes do Spain Got Talent de 2016, surpreendeu a todos cantando uma combinação musical bastante ousada. Metade da música era parte de uma famosa ária de ópera de Jacques Offenbach a Les Oiseaux dans la Charmille da ópera Les conts d´Hoffman e a outra Highway to Hell do ACDC!
2- Fabio Lione
O famoso frontman do grupo de heavy metal brasileiro Angra demonstra sua habilidade no canto lírico ao cantar Con te Partiró de Andrea Bocelli e Nessun Dorma da ópera Turandot de Giacomo Puccini
3- João Ferreira Filho
Cantor, professor e desenvolvedor da serie Plural Singer demonstra em um único vídeo a habilidade de cantar ópera, musical, metal, bossa nova, gospel e pop!
Até o próximo post!