Cantores Crossovers

 

10547660_815361738510981_3973886063025123176_n2

 

Olá Pessoal!

 

Você já se imaginou colocar no repertório do seu show a linda ária de ópera Nessun Dorma de Giacomo Puccini, depois Seek and Destroy do Metallica? Talvez depois Stars do musical Les Miserables e para finalizar cantar Chovendo na Roseira de Tom Jobim!?

Achou muito eclético e praticamente impossível juntar tantas técnicas vocais e ajustes em um só cantor? Bem essa habilidade vocal (e também musical) é realmente muito difícil mas, com muito estudo e conhecimento técnico vocal, pode ser ser desenvolvida. Os cantores que  desenvolvem essas habilidades são chamados de Crossovers.

Técnica Crossover (1)

 

O que é Crossover?

Por tradução, crossover significa cruzamento ou transição. É a habilidade de transitar entre dois meios diferentes.

Podemos compreender essa nomenclatura melhor se observarmos o seu emprego em outras áreas como a automobilística, por exemplo:

Nos últimos anos o ramo automotivo desenvolveu carros com essas habilidades e os nomeou como veículos crossovers. São automóveis que podem andar tanto em estradas asfaltadas como em estradas sem asfalto, com facilidade. Eles possuem suspensões, carrocerias e motores adaptados a essas condições. Eis um (lindo) exemplo abaixo.

maxresdefault

 

Crossovers Vocais?

Na técnica vocal, ser um cantor crossover significa ter a habilidade de executar repertórios distintos respeitando o s parâmetros técnicos vocais, sonoridades e musicalidade que esses estilos exigem.

Para se ter uma ideia melhor quanto a essas habilidades farei uma simples comparação entre dois estilos vocais distintos e alguns ESQUEMAS  e EFEITOS VOCAIS necessários a serem dominados para que a voz soe natural dentro da música.

 

Algmas manobras vocais adotadas em cada estilo (2)

 

Importante!

O que determina se o cantor é um crossover não é a quantidade de estilos diferentes que ele pode fazer, mas a fidelidade aos esquemas e efeitos vocais que compõe os estilos.

 

kissclipart-finger-point-emoji-png-clipart-thumb-index-finger-619934743b7eff8cSe você tem dúvidas sobre o que são esquemas, estilos e ajustes vocais e outras nomenclaturas que fazem parte do canto contemporâneo, falarei mais a respeito no próximo post! 

 

dedo-apontando-para-baixo_318-40195

Vamos conhecer alguns exemplos de Cantores Crossovers?

 

  1. Cristina Ramos.

Uma das participantes do Spain Got Talent de 2016, surpreendeu a todos cantando uma combinação musical bastante ousada. Metade da música era parte de uma famosa ária de ópera de Jacques Offenbach a Les Oiseaux dans la Charmille da ópera Les conts d´Hoffman e a outra Highway to Hell do ACDC!

 

2- Fabio Lione

O famoso frontman do grupo de heavy metal brasileiro Angra demonstra sua  habilidade no canto lírico ao cantar Con te Partiró de Andrea Bocelli e Nessun Dorma da ópera Turandot de Giacomo Puccini

 

 

3- João Ferreira Filho

Cantor, professor e desenvolvedor da serie Plural Singer demonstra em um único vídeo a habilidade de cantar ópera, musical, metal, bossa nova, gospel e pop!

 

 

Até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s