Crossover Vocal – Desenvolvendo Habilidades

 

 

Olá Pessoal!

 

dupla marche bicolor fol

Vimos no post anterior o conceito e exemplos de cantor crossover. Se você não leu e não sabe o que é esse conceito, sugiro você se informar clicando aqui.

Nesse post abordarei como podemos desenvolver habilidades vocais que possibilitam a realizar Esquemas, Efeitos e Ajustes em repertórios distintos.

 

1) Técnica Vocal, Esquemas, Efeitos e Ajustes?

No infinito mundo do canto e mais recentemente no canto contemporâneo nos deparamos regularmente com nomenclaturas e definições que, muitas vezes, não estamos acostumados ou entendemos muito pouco. Compreender algumas dessas nomenclaturas, suas definições e aplicações ajudará a esclarecer pontos importantes sobre técnica vocal e mais especificamente o canto crossover.

Técnica Vocal.

A grosso modo, podemos definir técnica vocal como o resultado de conhecimentos teóricos e ações físicas no uso da voz falada ou cantada. Os conhecimentos teóricos abrangem o estudo da fisiologia vocal, fisiologia respiratória, músculos articulatórios, cavidades de ressonância e também conhecimento musical.

As ações físicas podem ser divididas nos Esquemas Vocais, Efeitos Vocais e Ajustes Vocais.

Esquemas Vocais.

São manipulações musculares na laringe ou fonte da voz, que exigem sub ações a nível respiratório ou apoio da voz (músculo diafragma, músculos abdominais e intercostais) e articuladores e ressoadores ou filtro da voz (boca, dentes, palato mole, nariz e fossas nasais). Essas ações resultam em mudanças na dinâmica, intensidade, altura e timbres vocais.

Os esquemas vocais variam de acordo com o estilo musical ou passagens dentro de uma música. O canto lírico é um esquema vocal, porém no rock e em outros estilos uma música pode requerer vários esquemas vocais para ser executada.

Exemplos de alguns esquemas vocais:

Lírico, Horn Voices, Belting, Clamp Voice, Whisper Voice entre outros.

Efeitos Vocais.

São também manipulações musculares na laringe, suporte respiratório e cavidades de ressonância (que causam adições timbrísticas aos Esquemas Vocais. Essas adições ajudam ao cantor a obedecer parâmetros  musicais de estilo.

Exemplos de alguns efeitos vocais:

Vibrato, Melismas, Apogiaturas, Drives,

Ajustes Vocais

São ações mais individuais e servem para alterar timbre, intensidade e pressão dentro do Esquema Vocal e dos Efeitos Vocais. 

Exemplos de alguns ajustes vocais:

Voz ativa (tireo vocal mais aduzido) e voz passiva (tireo vocal menos aduzido), espaçamentos entre fonte e filtro, cobertura nos agudos na voz lírica, controles de pressurização.

 

Técnica Vocal

 

2) Como podemos dominar esquemas vocais, efeitos ajustes vocais distintos?

 

Vemos, acima, que o ato de cantar é um somatório de ações. Essas ações precisam ser bem estudadas e aplicadas cuidadosamente para que o resultado final seja, não somente sonoramente satisfatório, mas fisiologicamente correto.

Não existe nenhuma fórmula mágica para ser um cantor crossover. Essa habilidade exige inteligência e ela vem por meio de muito estudo e a aplicação desse estudo. Algumas prioridades precisam ser aplicadas para alcançar esse nível de performance. Gostaria de sugerir algumas que ajudarão a todos que queiram buscar novos horizontes para sua voz.

  1. Estude e entenda as bases do canto. Lembre-se que todo esquema vocal tem suas regras e aplicações. Conhecer essas regras e aplica-las exige não somente muito estudo teórico, mas também respeito a sua condição vocal atual.
  2. Existe um ditado que diz “o cantor é um atleta da voz”.  Esse ditado está correto! Um atleta que muda de modalidade precisa de tempo de adaptação, assim, novas manobras vocais necessitam de tempo e paciência para serem assimiladas. Conceda esse tempo a você!
  3. Alguns acessórios são úteis para o desenvolvimento de habilidades vocais. Uma boa gravação da voz pode revelar as deficiências e os méritos dos seus esforços. Para controles mais específicos de ajustes vocais, como o da pressão psicoacústica, sugiro a aquisição do Hearfone. Caso não saiba o que é, ou onde adquirir, clique aqui.

3) Aplicação prática! O que foi necessário para gravar a música abaixo:

Ao gravar a famosa canção da banda U2, Miss Sarajevo, me deparei com Esquemas, Efeitos e Ajustes muito distintos. Detalharei, abaixo, o que foi necessário para realizá-la.

 

Vocal Rock

Esquema Vocal: Whisper Voice, e Horn Voice

O Whisper Voice foi necessário para trazer um timbre soproso e suave a voz. O Horn Voice trouxe a presença e timbre mais incisivo em certas passagens.

Efeitos Vocais: Vibrato nos finais de frase. Outro efeito usado foi um drive chamado creak voice feito muito levemente no início de algumas frases.

Ajustes Vocais: Controle de emissão (voz passiva e voz ativa). Para fazer o whisper voice, é necessário um ajuste no músculo Tireoaritenoídeo interno (TA) para que ficasse menos aduzido. Esse relaxamento permite uma maior soprosidade na voz. A pressão da voz também foi reduzida para evitar constrição do músculo vocal ou perda da capacidade de sustentação.

Vocal Lírico

Esquema Vocal: Canto Lírico.

Apesar de ser uma música feita por uma banda de rock mundialmente conhecida, ela traz uma passagem que originalmente foi gravada pelo célebre tenor Luciano Pavarotti. Isso exige que o esquema vocal lírico, que tem algumas características próprias, seja necessário.

Efeitos Vocal: Vibrato durante a sustentação das notas mais longas.

Ajuste Vocal: Cobertura da voz nos agudos. Esse recurso, que é uma manipulação dos músculos Cricotireídeos (CT) e Tireoaritenoídeos (TA) é exigido nesse esquema para que o timbre, potência e controle sejam alcançados.

Confira o resultado abaixo!

 

 

Bom estudo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s