Mindvox

 

 

Olá!!

 

 

Um dos maiores vilões na obtenção de uma boa voz cantada é o esforço desnecessário e excessivo. O hábito de aumentar o volume da voz para tentar vencer dificuldades proprioceptivas ou de alcance de registro incorre em uma espiral perigosa para o cantor. A fadiga vocal é uma companheira assim como a frustração por não conseguir fazer o que se almeja em tempo proposto.

sintmann-1-1

No sentido de apresentar novidades que proporcionem mais acesso a conhecimento e controle técnico da voz, quero apresentar uma opção de acessório que tem por finalidade promover ao usuário (cantores, radialistas, locutores e tantos outros profissionais da voz) um alternativa de emissão de pressão e maior capacidade de percepção a voz. Trata-se do Mindvox!

A exatos um ano atrás fiz um post (clique aqui) sobre um acessório semelhante, porém de obtenção  mais restrito, pois é importado: o Hearfone. Ao contrário de seu “irmão” americano, o Mindvox é produzido no Brasil, portanto com acessibilidade e valores mais acessíveis para o consumidor brasileiro.

A ação primária desses monitores acústicos é trazer ao usuário um retorno muito eficiente da voz. A medida que a voz percorre os tubos que são conectados ao ouvido se resolve uma problemática muito comum entre cantores que trabalham em ambientes ruidosos: a falta de percepção da própria voz ou percepção psicoacústica.  A prática vocal em ambientes assim geralmente obriga ao cantor destreinado a aumentar a pressão de ar e consecutivamente o volume da voz para se escutar, dificultando, se não impossibilitando ao cantor, exercer controle livre sobre ajustes vocais e aumentando  a possibilidade de fadiga vocal.

O processo de se controlar a pressurização da voz é lento e muito trabalhoso porém, quando alcançado, traz ao cantor não somente uma qualidade e saúde vocal, mas a habilidade de se blindar de fatores externos que, na maioria das vezes, não podem ser controlados como um sistema de retorno ineficientes no palco.

Para melhor resultado o uso desses equipamentos deve ser feito com atenção quanto a dois pontos na utilização, como explico abaixo.

Utilização

  • Algumas técnicas vocais naturalmente promovem grandes projeções vocais como o caso do canto lírico. Esse esquema vocal desenvolve a habilidade e a necessidade de uma projeção vocal bastante grande pelo meio onde naturalmente essa técnica é aplicada (teatros e salas de concerto) onde normalmente não se faz uso do microfone para amplificação do som.  Esse equipamento torna-se, portanto, dispensável nessa situação.

 

  • O objetivo desses equipamentos é promover uma autossuficiência quanto a pressão psicoacústica, ou seja, o usuário aprenderá, não importando o ambiente, a fazer uma emissão vocal correta e eficiente. Não é o objetivo a utilização desses acessórios durante a performance e sim no estudo que precisa ser intercalado com a prática na acústica normal, ou seja, sem o acessório. Isso para que o usuário desenvolva a propriocepção quanto a emissão e esforço.

 

Os monitores acústicos estão na vanguarda do estudo do canto contemporâneo e podem fazer uma diferença enorme para sua técnica e saúde vocal.

Segue abaixo o link para compra do Mindvox:

www.facilitevoice.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s