Sem categoria

O que é ETVSO?

 

Olá!

 

Se você está aqui, certamente já leu ou ouviu a sigla ETVSO em algum lugar, mas não sabe o que significa, certo? Então vamos lá!

ETVSO é a abreviatura de exercícios de trato vocal semiocluído.

Se você ainda está em dúvida sobre para que serve e como esses exercícios podem ajudar a ter uma voz mais saudável e em forma, segue abaixo, algumas informações!

Importante!

Antes de você ler tudo, quero deixar alguns pontos muito importantes!

  1. Não vou indicar nenhum exercício nesse post. Esses exercícios são específicos para cada voz e condição. Cabe um profissional habilitado (Fonoaudiólogo, Otorrino ou Professor de Canto) indicar o tipo de exercício, maneira de realizá-lo e a frequência.
  2. Meu objetivo é mostrar o ETVSO como procedimento e a sua variedade de exercícios.

 

Exercício de Trato Vocal Semiocluído.

 

Quando pensamos em um exercício vocal, lembramos dos famosos vocalizes com escalas e saltos realizados com diferentes tipos de ajustes vocais. Esses exercícios são muito utilizados para o aquecimento e manutenção técnica da voz cantada e falada.

Existe, porém, uma outra variedade de exercícios que, junto com os vocalizes, ajudam na cura de distúrbios vocais e na manutenção e percepção da voz. Esses são os exercícios de trato vocal semiocluído.

Na prática o ETVSO é qualquer exercício que traga algum obstáculo (de maior ou menor intensidade) na saída do som, daí o nome: trato vocal semiocluído. Alguns desses exercícios são bastante comuns como a vibração de lábios e língua outros necessitam de acessórios que possuem aplicabilidades e resultados específicos.

 

Para que serve o ETVSO?

Para entender a o objetivo do ETVSO precisamos ter em mente que o objetivo de cada vocalize é deixar a sua voz preparada para a performance. O objetivo principal do ETVSO é deixar a sua voz confortável e leve para um uso mais intenso ou repouso, logo o ETVSO pode ser realizado antes do próprio vocalize ou depois da prática vocal.

Os exercícios de trato vocal semiocluído também são muito utilizados na clínica médica onde são aplicados no tratamento de disfonias e reabilitações vocais.

Um dos objetivos do ETVSO é a melhora na eficiência muscular vocal. Isso acontece pois, quando se realiza os exercícios específicos, as pregas vocais estão mais relaxadas ou em termos mais técnicos “passivas”. Isso ajuda os músculos responsáveis pela extensão e contração do músculo vocal a realizarem o movimento sem dificuldades.

Outra funcionalidade é o aprimoramento da relação fonte-filtro que é a relação entre o som produzido pelas pregas vocais (fonte) e todos os espaços superiores que são denominados filtros vocais (garganta, palato mole, língua, cavidades de ressonância, etc.).

Esse aprimoramento acontece, pois, quando fazemos os exercícios, o volume da voz é muito baixo o que resulta em menos esforço e tensões musculares, assim os ajustes de ressonância acontecem com maior controle e conforto.

 

Tipos de Exercícios:

 

Vibração de Lábio ou Língua:


Exercícios de Boca Chiusa ou Humming:

 


Exercícios com Canudo:

 


Exercícios com Tubos (imersos em água):

 


 

Alguns vídeos abaixo explicam e mostram o ETVSO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s