
A contração muscular isotônica, que também é conhecida como contração dinâmica, é aquela que acontece quando há uma desigualdade de forças entre a potência muscular e a resistência provocando, assim, o deslocamento do segmento. Ela pode ser dividida em concêntrica, que é aquela onde a potência é maior que a resistência e a fibra muscular sofre uma diminuição de seu tamanho (encurta-se), isto é, a origem se aproxima da inserção e excêntrica que é aquela onde a resistência é maior que a potência onde as fibras, por possuírem características elásticas, se ampliam fazendo com que o ponto de origem do músculo se afaste da inserção. Outra maneira de se pensar em contração muscular excêntrica é pensar que esta é uma modalidade onde o músculo se alonga durante o tempo em que está exercendo tensão.
Na prática vocal a contração isotônica acontece quando cantamos duas notas, ou seja um intervalo, com o mesmo ajuste vocal tanto no movimento ascendente quanto descendente.
Os objetivos desses exercícios são: desenvolvimento do volume e potência muscular, aumento da resistência muscular, coordenação motora e flexibilidade dos músculos.

Os exercícios isotônicos vocais abaixo são realizados em um intervalo de 5ª justa com abrangência de duas regiões de ações musculares.

Exercícios Isotônicos
Exercício Isotônico Subgrave e Grave
Exercício Isotônico Grave e Médio
Exercício Isotônico Médio e Médio Agudo
Exercício Isotônico Médio Agudo e Agudo
Exercício Isotônico Agudo e Super Agudo
Fontes:
Ariel Coelho – http://www.arielcoelho.com.br