Exercícios Vocais Isotônicos

A contração muscular isotônica, que também é conhecida como contração dinâmica, é aquela que acontece quando há uma desigualdade de forças entre a potência muscular e a resistência provocando, assim, o deslocamento do segmento. Ela pode ser dividida em concêntrica, que é aquela onde a potência é maior que a resistência e a fibra muscular sofre uma diminuição de seu tamanho (encurta-se), isto é, a origem se aproxima da inserção e excêntrica que é aquela onde a resistência é maior que a potência onde as fibras, por possuírem características elásticas, se ampliam fazendo com que o ponto de origem do músculo se afaste da inserção. Outra maneira de se pensar em contração muscular excêntrica é pensar que esta é uma modalidade onde o músculo se alonga durante o tempo em que está exercendo tensão.

Na prática vocal a contração isotônica acontece quando cantamos duas notas, ou seja um intervalo, com o mesmo ajuste vocal tanto no movimento ascendente quanto descendente.

Os objetivos desses exercícios são: desenvolvimento do volume e potência muscular, aumento da resistência muscular, coordenação motora e flexibilidade dos músculos.

Intervalo de 5ª Justa

Os exercícios isotônicos vocais abaixo são realizados em um intervalo de 5ª justa com abrangência de duas regiões de ações musculares.

Exercícios Isotônicos

Exercício Isotônico Subgrave e Grave

Exercício Isotônico Grave e Médio

Exercício Isotônico Médio e Médio Agudo

Exercício Isotônico Médio Agudo e Agudo

Exercício Isotônico Agudo e Super Agudo

Fontes:

Ariel Coelhohttp://www.arielcoelho.com.br

Interfisiohttps://interfisio.com.br/como-usar-as-diferentes-formas-de-contracao-muscular-um-estudo-comparativo-entre-contracao-muscular-isometrica-isotonica-e-isocinetica/