Exercícios Vocais Isométricos

A contração isométrica é aquela onde o músculo desenvolve tensão, porém não há alteração em seu comprimento externo ou seja, não há movimento. Uma outra forma de se referir a contração isométrica é chamá-la de contração estática.

Na prática vocal os exercícios isométricos são realizados sustentando uma mesma nota com o mesmo ajuste pelo período de tempo de 8 à 12 segundos.

Esse tipo de trabalho é indicado para o ganho de tonicidade muscular e melhorar o condicionamento muscular vocal e a estabilidade muscular.

Nos vídeos abaixo compartilho alguns exercícios propostos para trabalhar a voz através da contração isométrica que foram separados por extensões. Essas extensões são organizadas pela ação de músculos ou grupos musculares, como mostra o gráfico abaixo.

Exercícios Vocais Isométricos

Exercício Isométrico Vocal de Extensão Subgrave

Exercício Isométrico Vocal de Extensão Grave

Exercício Isométrico Vocal de Extensão Médio

Exercício Isométrico Vocal de Extensão Médio Agudo

Exercício Isométrico Vocal de Extensão Agudo

Exercício Isométrico Vocal de Extensão Super Agudo

Fontes:

Ariel Coelho – http://www.arielcoelho.com.br

Interfisio – https://interfisio.com.br/como-usar-as-diferentes-formas-de-contracao-muscular-um-estudo-comparativo-entre-contracao-muscular-isometrica-isotonica-e-isocinetica/#:~:text=O%20exerc%C3%ADcio%20%C3%A9%20considerado%20isot%C3%B4nico,todo%20o%20arco%20de%20movimento.